Flora e fauna das Maldivas

Flora e fauna das Maldivas

Ainda que as Maldivas não se destaquem por sua fauna terrestre, composta de algumas aves, morcegos de fruta e pequenos répteis, há uma impressionante diversidade de vida marinha.

Fauna marinha

Submergindo sob a cristalina superfície, é possível descobrir os milhares de habitantes subaquáticos das Ilhas Maldivas. Entre os animais aquáticos mais famosos estão o peixe-crocodilo, a morena, o peixe-napoleão, o marlim negro, o peixe-vela, o peixe-leão, o peixe-pedra, o peixe-trombeta, o peixe-flauta, o golfinho, a barracuda e a tartaruga carey.

Entre as espécies aquáticas maiores estão o tubarão-baleia, a arraia manta, o tubarão-de-pontas-brancas, o tubarão-cinza, o tubarão-de-ponta-negra, o tubarão-martelo e o tubarão-zebra.

As estrelas das Maldivas

Tubarão-baleia

O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo e uma das espécies que mais atrai visitantes nas Maldivas. Embora sejam conhecidos por seus longos deslocamentos, de um lado ao outro do mundo, é possível encontrá-los durante todo o ano nas Ilhas Maldivas. Concentram-se principalmente no Atol South Ari.

Os tubarões-baleia vivem em águas quentes tropicais e subtropicais e podem chegar a medir até 15 metros. Alimentam-se de plâncton, pequenos peixes e lulas, por isso, são completamente inofensivos.

Como curiosidade, é venerado no Vietnã, onde é conhecido como “Ca Ong”, que significa “Senhor Peixe”.

Arraia manta

A arraia manta é outro dos “gigantes do mar”. Esses animais podem chegar a medir 8 metros de comprimento e pesar 1.500 quilos.

A arraia manta tem uma série de diferenças em relação à arraia. Além do tamanho, não tem ferrão, não tem dentes e sua boca está na parte dianteira, enquanto a da arraia está na parte de baixo do corpo. Da mesma forma que o tubarão-baleia, a arraia manta alimenta-se de plâncton e é totalmente inofensiva.

Tubarão-de-pontas-brancas

Não é de estranhar que, nas lagoas dos hotéis, haja pequenos tubarões de pontas brancas. Esta espécie, embora seja muita perigosa em idade adulta e em alto-mar, não representa nenhum perigo para o ser humano quando é jovem. Não há registros de ataques de tubarões nas Maldivas desde os anos 1970.

Tubarão-de-pontas-negras

Ao contrário do anterior, tem as pontas negras. São também muito bonitos!

Flora

O terreno arenoso das Maldivas não é o mais adequado para o desenvolvimento de uma densa vegetação, mas, apesar disso, as ilhas possuem diferentes espécies vegetais. A árvore por excelência das Maldivas é o coqueiro, do qual os maldivos aproveitam desde os frutos até as folhas e ramos.

Em algumas ilhas, também é possível encontrar bambu, fruta-pão, bananeiras e outras árvores frutíferas.