Quando viajar às Maldivas

Quando viajar às Maldivas

As Maldivas possuem um clima tropical moderado graças à presença do Oceano Índico. Apesar das monções, a temperatura é quente e constante durante todo o ano.

Com uma média de 6 a 8 horas de sol por dia, a temperatura costuma estar entre 26 e 31ºC. A água do mar é sempre quente: fica entre 27 e 29 graus durante todo o ano.

Monção de inverno

Conhecida entre os maldivos como iruvai, a monção seca desloca-se a partir do nordeste entre novembro e abril. É a época mais fresca do ano, o que nem de longe quer dizer que faça frio: as temperaturas ficam entre 26 e 29ºC.

Esses meses são a temporada alta das Maldivas. O Natal é o período mais caro e para o qual é preciso fazer reserva com mais antecedência.

Monção de verão

Entre os meses que vão de maio a outubro ocorrem as monções úmidas ou hulhangu, que vêm do sudoeste provocando maior volume de chuvas.

Embora seja a época do ano com mais precipitações, as chuvas costumam ser abundantes e durar pouco tempo. O sol volta a brilhar assim que as nuvens carregadas se dissipam e a temperatura permanece alta. É a época mais quente e há bastante umidade.

Melhor época para viajar às Maldivas

Embora qualquer época seja boa para viajar a este paraíso, os melhores meses costumam ser os que vão de novembro até abril, já que durante este período existe menos probabilidade de chuva e os dias são mais ensolarados.

Por outro lado, é durante esses meses que as ilhas recebem mais turismo e os preços são maiores. As tarifas oficiais de hospedagem chegam a ficar duas vezes mais caras em função da temporada. Ou seja, um hotel em que a diária custa cerca de US$300 em agosto pode chegar a US$600 na época do Natal, por exemplo.